Canal Seguro: 5º Encontro Nacional de Atuários e as oportunidades do mercado de capitalização

28 de Novembro de 2017

Canal Seguro: 5º Encontro Nacional de Atuários e as oportunidades do mercado de capitalização

Em novo episódio, presidente da FenaCap entrevista presidente da Comissão de Produtos e Coordenação (FenaCap) e presidente da Comissão Atuarial (FenaCap)

O 5º Encontro Nacional de Atuários, que ocorreu na 8ª CONSEGURO, em setembro, teve como um dos momentos centrais o debate sobre alternativas e oportunidades do mercado de capitalização com um viés do consumidor. O evento é discutido em novo episódio do Canal Seguro, no YouTube, em que o presidente da FenaCap, Marco Barros, entrevista o presidente da Comissão de Produtos e Coordenação (FenaCap), Natanael Casto, e o presidente da Comissão Atuarial (FenaCap), Bernardo Ferreira Castello.“O foco aqui é o consumidor. É importante que saibamos ouvir, refletir e atender da melhor forma possível às demandas dos clientes, que estão cada vez mais exigentes, antenados e multimídia”, afirma Natanael Castro. Para ele, o evento é importante também para demonstrar que o setor tende a crescer e, para que isso ocorra, é fundamental a colaboração de todos os agentes, particularmente da Susep.

          Pensando nesse consumidor atual, Bernardo Castello abordou, no evento, sobre como é possível flexibilizar o sistema de cotas do título de capitalização em prol de um melhor produto para os clientes. “O sistema de cotas é a forma como estruturamos o produto e, hoje, trabalhamos com três pilares. O primeiro é a cota de capitalização, que é aquela em que o dinheiro será capitalizado e a entidade em questão pagará um resgate ao final da vigência do título. O segundo é a cota de sorteio, que visa a fazer frente a todos os sorteios realizados por uma série; e o terceiro pilar é a cota de carregamento, que visa a fazer frente às despesas de distribuição e colocação do produto”, afirma.

 Marco Barros explica que as tentativas de transmitir de forma mais clara e constante os conceitos básicos do título de capitalização fazem parte do programa de Educação em Seguros, em parceria com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e as demais Federações. Para Natanael, o consumidor ainda tem pouca informação e os órgãos reguladores são mal informados sobre o produto.  “A FenaCap, junto com as suas diversas Comissões, tem feito um trabalho brilhante no sentido de alargar o conhecimento e a base de informação para todos os segmentos da sociedade”, explica o executivo.

 “O título de capitalização é o produto que atende à camada mais necessitada da nossa população. Com isso, o enxergo como uma mola propulsora muito importante na educação financeira das classes mais carentes do nosso País”, afirma Castello. “Podemos esperar que a capitalização seja um vetor e um alicerce do processo de educação financeira e educação em seguros, dando à sociedade alternativas para que possa enfrentar momentos de crise como esse em que vivemos recentemente e que, ao que tudo indica, estamos saindo”, explica Marco Barros.

          O novo episódio está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8fgLudu2uFg&feature=youtu.be

© Copyright 2016 | FenaCap | Rua Senador Dantas 74, 8º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20031-205 | Tel. 21 2510 7777