CAPITALIZANDO: Natanael Castro aborda as tendências no segmento de capitalização

10 de Julho de 2017

CAPITALIZANDO: Natanael Castro aborda as tendências no segmento de capitalização

Coluna entrevista o presidente da Comissão de Produtos e Coordenação da FenaCap

Nesta edição, a coluna Capitalizando, da FenaCap, entrevista o presidente da Comissão de Produtos e Coordenação da Federação de Capitalização, Natanael Castro, sobre as tendências no segmento. Confira:

Quais as tendências do segmento de capitalização?

A tendência, cada vez mais, é a criação de produtos que atendam as necessidades dos clientes e tragam soluções de negócios para sua vida ou para seus negócios. A principal tendência e também desafio para o setor é entender as necessidades do mercado consumidor e a partir deste diagnóstico, desenvolver soluções de negócios que sejam aderentes ao dia a dia dos mesmos.

Quais os novos produtos que surgiram atrelados ao título de capitalização?

As três modalidades de títulos existentes no mercado oferecem várias soluções. Os títulos tradicionais, por exemplo, incentivam a conquista da disciplina financeira; nessa mesma modalidade existem os títulos de capitalização para garantia locatícia, que substituem o fiador nas transações de aluguel, sem burocracia e sem comprovação de renda. O inquilino concorre a sorteios de prêmios em dinheiro durante toda a vigência do contrato e, ao fim desse prazo, pode resgatar 100% do valor pago, desde que o imóvel seja entregue nas mesmas condições encontradas e não haja inadimplência. Há os títulos que permitem concorrer a prêmios e ainda apoiar instituições filantrópicas e os da modalidade de Incentivo, voltados para empresas, de qualquer porte ou setor, interessadas em realizar ações promocionais com utilização dos sorteios, que têm contribuído para alavancar novos negócios.

Como fica o setor, considerando o atual cenário econômico?

A Capitalização tem características muito particulares. Em momentos de retração, constituem uma alternativa para incremento de negócios e para que as pessoas formem reservas para fazer frente a possíveis emergências financeiras. O setor, de alguma maneira, foi afetado pela retração da renda. Mas por suas características, vem demonstrando certa resiliência em momentos de instabilidade econômica.

Quais inovações tiveram mais peso na atração de novos consumidores?

A ampliação dos canais de distribuição e a diversificação de ofertas vieram preencher lacunas de mercado, abrindo novas oportunidades para o crescimento do setor. O exemplo mais evidente desse movimento foi o lançamento de soluções voltadas para o mercado imobiliário, mais especificamente, atendendo às demandas de garantias locatícias mais flexíveis e sem burocracia. Este segmento que vem crescendo bem acima do mercado de capitalização como um todo, assim como as soluções desenvolvidas para atender o mercado promocional (Modalidade Incentivo), de fácil contratação, flexíveis e bastante eficazes no aumento de vendas e fidelização de clientes e parceiros de negócios.

© Copyright 2016 | FenaCap | Rua Senador Dantas 74, 8º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20031-205 | Tel. 21 2510 7777