Relatório de Reclamações

24 de Abril de 2018

Relatório de Reclamações

Confira o levantamento das reclamações relacionadas a Capitalização no Reclame Aqui, Consumidor.Gov e Susep

Periodicamente a FenaCap realiza o levantamento das reclamações dos clientes de capitalização nos sites Reclame Aqui, Consumidor.Gov e na SUSEP. Seguem os dados correspondentes ao ano de 2017.

title

A análise das queixas no Reclame Aqui em 2017 mostrou que cerca de 47% (46,8%) estão relacionadas a Resgates dos títulos de capitalização, com questionamentos sobre o valor do desconto nos casos de retiradas antes do fim do prazo de vigência, bem como discordância sobre o valor devolvido. Outra fonte de reclamação é a cobrança indevida, cerca de 16% (15,79%) dos clientes alegam não ter contratado o produto cujo valor está sendo debitado em conta. A venda casada é mais um dos motivos de queixas: 12% (12,57%) alegam que o fornecimento do produto de uma instituição bancária está condicionado à aquisição de outro. Confira a lista completa:

title

title

title

  • O site não abre o tipo de reclamação, apenas as empresas e o número de queixas por empresa e o tempo que as mesmas levaram para atender a demanda.
  • As reclamações em relação aos títulos de capitalização são reveladas no item: Corretoras de seguros, sociedades de capitalização e Previdência. Dessa forma, estão indicadas apenas as empresas que conseguimos identificar como sendo exclusivamente de capitalização, mas pode haver mais reclamações em seguradoras.
  • Nesse levantamento não foram encontradas as empresas: Aplicap, Aplub, Capemisa Cap (somente Capemisa Seguradora),  InvestCap, Liderança Capitalização, Kirton Capitalização, PortoCap, Santander Capitalização e Sulacap
  • As reclamações são referentes ao ano de 2017.

titletitle

title

title
Fonte: Sistema de Reclamações da SUSEP (01/01/2017 a 31/12/2017)

title

 


 

 

© Copyright 2016 | FenaCap | Rua Senador Dantas 74, 8º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20031-205 | Tel. 21 2510 7777