O que você precisa saber sobre Títulos de Capitalização

15 de Outubro de 2017

O que você precisa saber sobre Títulos de Capitalização

title

Soluções de Negócios com Sorteio

Existem títulos de capitalização voltados para consumidores pessoas físicas e também para empresas de qualquer porte ou segmento de atuação.

Definir um objetivo antes da aquisição do produto é fundamental para uma escolha adequada. Há produtos que ajudam a desenvolver a disciplina para juntar dinheiro. Em média, com R$ 28 já é possível começar a formar uma reserva; outros que funcionam como garantia para alugar um imóvel; existem soluções que permitem ajudar instituições filantrópicas; e ainda aquelas para empresas realizarem ações promocionais de vendas.

O que as modalidades de títulos de capitalização têm em comum?

Os sorteios. E mais: todos os participantes de uma mesma série de títulos têm as mesmas chances de ganhar. Valores e periodicidade dos sorteios variam de acordo com a modalidade do título de capitalização escolhida. Geralmente, o valor dos prêmios é estabelecido por múltiplos dos pagamentos: 10 vezes o valor da mensalidade, 100 vezes... e por aí vai.

Chances de ganhar

A chance de sorteio está ligada ao tamanho da série da qual o título faz parte. Se a série tem 100 mil títulos, a chance de ganhar é uma em 100 mil. Mas como os títulos de capitalização, em geral, têm sorteios programados ao longo de toda a vigência, essas chances se multiplicam. Há títulos de capitalização com sorteios semanais, mensais, semestrais, anuais....

Olho nos prazos

Antes de adquirir o produto, é importante analisar o prazo de vigência – que é o período durante o qual o consumidor efetuará pagamentos – e o prazo de carência –período em que não é permitido o resgate – para verificar se estão de acordo com o objetivo da compra e a capacidade de pagamento.

A estrutura de cotas: capitalização, sorteio e carregamento

Os pagamentos feitos pelo cliente são distribuídos da seguinte forma: parte é destinada à cota de capitalização, para formação da reserva a ser resgatada; parte vai para a cota de sorteios; e parte para a cota de carregamento, voltada para cobertura dos custos comerciais e de operação. Os percentuais de cada cota variam de acordo com a modalidade do título de capitalização.

Como funcionam os resgates

Nos títulos da modalidade Tradicional, voltados para a educação financeira, o consumidor resgata 100% do dinheiro guardado, com atualização pela TR, ao fim da vigência. Isso também vale para o produto de garantia locatícia.  Nos títulos da modalidade Popular, de baixo valor, o consumidor resgata 50% do dinheiro guardado, atualizado pela TR, também ao fim da vigência. No caso dos títulos para promoção comercial, feitos sob medida, há um período mínimo de 60 dias para resgate.

Retiradas de fim de vigência e antecipadas

No caso do produto Tradicional, ao fim da vigência o cliente resgata 100% dos valores pagos, desde que todas as mensalidades previstas estejam em dia.  Neste caso, incide sobre os valores acumulados uma taxa de juros de 0,5%, destinada a compensar valores descontados para as cotas de sorteio e carregamento, recompondo o saldo correspondente aos pagamentos efetuados.

No caso do resgate antecipado, o valor do resgate será menor em razão da interrupção do pagamento das mensalidades previstas em contrato. Percentuais relativos aos valores a que o cliente tem direito no resgate antecipado podem ser previamente conhecidos nas condições gerais dos produtos e variam de acordo com o momento da retirada.

Mitos e verdades

Título de capitalização não é investimento, modalidade que pressupõe que o seu dinheiro vá render a uma determinada taxa de juros, por um período..

Título de capitalização também não é loteria: mesmo não sendo sorteado, o cliente resgata o dinheiro que guardou, o que não ocorre com os jogos lotéricos.

Título de capitalização tem penalidade e não tem liquidez: respeitando as regras de carência e vigência, disponíveis na contratação dos títulos de capitalização, os valores de resgates serão pagos dentro do prazo estabelecido. Na ocorrência de resgate antecipado, os valores respeitaram as regras, que para muitos funciona como estimulo para uma educação financeira.

Não há sorteados em Títulos de Capitalização: até o mês de outubro de 2017, foram pagos R$ 4,4 milhões de prêmios para clientes sorteados.

Onde adquirir títulos de capitalização?

A maioria das empresas de capitalização dispõe de canais de comercialização via internet e call center.  Há também os canais bancários, para quem possui conta-corrente. As soluções para empresas podem ser adquiridas por intermédio de corretores e imobiliárias (no caso do produto para garantia locatícia) e também em alguns bancos.

© Copyright 2016 | FenaCap | Rua Senador Dantas 74, 8º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20031-205 | Tel. 21 2510 7777