Voltar ao topo

Coluna Capitalizando: dúvidas na Capitalização

Diretor-executivo da FenaCap esclarece dúvidas dos consumidores sobre os Títulos de Capitalização.

16 de Julho de 2019 - Capitalizando

O diretor-executivo da FenaCap, Carlos Alberto Corrêa, esclarece algumas dúvidas dos consumidores sobre os Títulos de Capitalização. Confira.

1.    Qual é o perfil do cliente dos Títulos de Capitalização? Para quem esse produto é indicado?

Existem Títulos de Capitalização para os mais variados públicos. O título da modalidade Tradicional, por exemplo, é indicado principalmente para pessoas que precisam de compromisso formal com a instituição financeira para não desistir da sua reserva financeira. Já a modalidade Incentivo, voltada exclusivamente para pessoas jurídicas,contribui para promoções comerciais e da sociedade como um todo. O título de Filantropia Premiável, permite a doação do resgate para entidades filantrópicas; o deInstrumento de Garantia, pode ser utilizado para aluguel de imóveis e o título da modalidade Popular permite que o consumidor adquira o produto e participe de sorteios a partir de valores muito acessíveis, algo em torno de 7 reais.

2.    O que acontece se eu precisar resgatar o dinheiro antecipadamente?

No caso do resgate antecipado, o cliente deve estar atendo ao prazo de carência, pois ele (cliente) pode acabar sendo punido e não resgatando o valor integral caso o prazo de carência ainda não tenho encerrado. Nesse caso o cliente sofre uma penalidade prevista no contrato de capitalização.

3.    O que acontece se eu atrasar o pagamento do meu título de capitalização?

A sociedade de capitalização não pode inscrever um consumidor no serviço de proteção ao crédito. Em geral, ao deixar de realizar o pagamento de um título, o consumidor deixa de participar dos sorteios e ainda assim só poderá resgatar o valor guardado após o fim do prazo de carência. 

CONTEÚDOS RELACIONADOS