No Brasil, desde a década de 30, os títulos têm atendido determinados anseios da população brasileira. Inicialmente, os títulos de capitalização foram concebidos exclusivamente como uma ferramenta destinada a estimular o hábito de poupar, tendo como incentivo a participação em sorteios realizados durante a vigência do plano.
Os títulos de capitalização, por meio das seis modalidades ofertadas no mercado, constituem soluções capazes de atender a perfis variados de consumidores, combinando soluções de negócios com sorteios e podem ser adquiridos à vista (pagamento único) ou à prazo (pagamento mensal).
Parte de cada valor pago destina-se aos sorteios e parte destina-se à constituição de um capital para resgate, dentro de prazos pré-determinados.
Os percentuais destinados ao sorteio e ao resgate variam de plano para plano, em função de seus objetivos. É assim que determinados planos dão mais ênfase para o sorteio, enquanto outros, sem abrir mão da premiação, buscam a constituição de uma maior reserva.
Existem as seguintes modalidades de produtos:
TRADICIONAL
Permite ao cliente a acumulação de uma reserva por meio de pagamentos mensais ou únicos, devolvendo 100% do valor acumulado ao fim do prazo. Durante o período, desde que esteja com as mensalidades em dia, o cliente concorre a sorteios em dinheiro. Essa modalidade também é utilizada para as soluções de garantia locatícia.
POPULAR
Modalidade de produto cujo foco principal é a participação em sorteios, sem a obrigatoriedade da devolução integral dos valores pagos pelo cliente. Nessa modalidade, pode haver cessão de parte da reserva para instituições filantrópicas.
INCENTIVO
Solução sob encomenda para empresas de diversos segmentos, que permite a aquisição de séries inteiras de títulos e a utilização de sorteios para atrair, conquistar ou fidelizar clientes em ações promocionais.
COMPRA PROGRAMADA
Acumulação mensal vinculada à aquisição de bens duráveis com sorteio de prêmios.
INSTRUMENTO DE GARANTIA
Funciona como garantia para contratos de qualquer natureza, incluindo empréstimos e aluguel de imóveis, por exemplo.
FILANTROPIA PREMIÁVEL
Produto por meio do qual o consumidor cede o direito de resgate da sua reserva para uma instituição filantrópica previamente credenciada pelas empresas de capitalização.
