Modalidades

1. MODALIDADE TRADICIONAL

Como o próprio nome já diz, essa é a modalidade mais tradicional de capitalização e, por isso, a mais conhecida entre as pessoas. Ela é perfeita para quem quer guardar dinheiro pensando em um objetivo futuro e concorrer a prêmios. Nada mau, né?

Disciplina Financeira

Seu funcionamento é muito simples e o resultado é poderoso. Com contribuição mensal ou única.

Na contribuição mensal, o cliente está mês a mês guardando dinheiro, acumulando recursos e concorrendo a prêmios. Na contribuição única, o cliente guarda um valor de uma única vez e também concorre a prêmios durante todo o prazo do título.

Logo, a Modalidade Tradicional de Capitalização é uma solução para as pessoas que não têm disciplina para guardar dinheiro e ainda querem concorrer a prêmios, através dos sorteios. Afinal a sorte acompanha quem tem disciplina!

Os produtos são acessíveis, com custo médio de 28 reais, democratizando o acesso a capitalização e a disciplina financeira.

Premiação e Resgate

Durante a vigência do título, os sorteios acontecem e os consumidores podem ser premiados. Caso não seja contemplado, no final de vigência a pessoa pode fazer o resgate de 100% do dinheiro guardado atualizado pela Taxa Referencial (TR).

Resgatando valores antes do estipulado

Se você se interessou pela modalidade, é muito importante saber que na Capitalização há prazo de carência para resgates e estão descritos nas Condições Gerais do Título. Durante o prazo de carência, não há possibilidade de realizar resgates, por isso, avalie o título que mais se adequa as suas necessidades e perfil.

Os contratos preveem que o cliente permaneça até o fim da vigência, mesmo assim é possível efetuar resgates antes desse prazo, mas nesse caso não será possível o resgate do valor total pago.

Confira o infográfico:

2. COMPRA PROGRAMADA

Essa modalidade da capitalização visa o recebimento de um bem ou serviço ao final da vigência do título. É vista como uma modalidade de alto potencial pois cria oportunidades entre empresas de comércio e serviços e as Sociedades de capitalização, ofertando novas oportunidades de negócios e soluções para as pessoas.

Disciplina para adquirir bens e serviços

O funcionamento da Compra Programada é simples. O comprador faz pagamentos mensais ou periódicos à empresa de capitalização para que, quando todos esses forem cumpridos, ele possa escolher entre o recebimento do valor de resgate em moeda corrente nacional ou o bem ou serviço pré-estabelecido em uma ficha de cadastro.

A modalidade conta com uma operação entre as empresas de capitalização e os estabelecimentos que fornecerão os bens ou serviços desejados pelo comprador do título. No caso de o consumidor escolher o bem ou o serviço, ele não terá custos adicionais, uma vez que o acordo comercial celebrado entre a empresa de capitalização e a fornecedora do bem ou do serviço está o blindando disso.

Premiação e Resgate

Não esqueça, vão ocorrer sorteios durante o pagamento das parcelas. Por isso, verifique as condições específicas de cada empresa antes de aderir ao plano. Em caso de sorteado, o prêmio, desde valores em dinheiro até bens de consumo, só será dado ao vencedor se este estiver com os pagamentos em dia.

Se o comprador não for sorteado durante o período de vigência, ele, mesmo assim, terá todo o valor depositado ao longo do contrato ao final do período de pagamentos, podendo, da mesma maneira, adquirir o bem ou serviço pré-estabelecido sem custos adicionais.

Resgatando valores antes do estipulado

Se você se interessou pela modalidade, é muito importante saber que na Capitalização há prazo de carência para resgates e estão descritos nas Condições Gerais do Título.

Os contratos preveem que o cliente permaneça até o fim da vigência, mas mesmo assim é possível efetuar resgates antes desse prazo, mas há perdas.

Confira o infográfico:

3. FILANTROPIA PREMIÁVEL

É a modalidade mais solidária da capitalização, que visa o apoio a instituições de assistência social, somada, ainda, à chance de ganhar prêmios. Figurando-se no top 3 das modalidades  que mais movimentam capital no mercado, a Filantropia Premiável vem conquistando espaço considerável no setor.

Perfeito para quem quer doar e não sabe como

Com o prazo de vigência podendo ser igual ou superior a 60 dias, o comprador faz um pagamento único ao adquirir o Título. A partir daí, parte do valor pago será destinado a entidade beneficente divulgada na comercialização do produto.

É importante frisar que, para ser beneficiada com a vendas dos produtos da modalidade Filantropia Premiável, a Instituição beneficente deve ter mais de 5 anos de atuação e ter a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS - https://cebas.mec.gov.br/). Isso ajuda na credibilidade da modalidade e dá confiança ao público que se interessa em doar, mas fica em dúvida em como e para quem fazer.

Premiação e Resgate

No ato da compra, o cliente recebe um número(s) da sorte, para concorrer a prêmios em dinheiro nas datas de sorteios determinadas no produto. Os sorteios podem ser lastreados por alguma loteria oficial (Loteria Federal, Mega-Sena, etc.), ou por meios próprios (globos, processo randômico, etc).

O direito de resgate do título de Filantropia Premiável é cedido a uma Instituição Filantrópica pré-estabelecida na campanha de vendas do produto.

Confira o infográfico:

4. INCENTIVO

Fidelização é a palavra-chave desta modalidade. Ela busca mostrar aos clientes o quanto eles são importantes para a sua empresa e que são merecedores de algumas vantagens, fornecendo-lhes premiações. Para isso, uma instituição se responsabiliza por adquirir títulos e fornecer a participação em sorteios a quem ela deseja atrair. Dessa maneira, há três elementos envolvidos nesse processo: empresa de capitalização, estabelecimento interessado no serviço e público beneficiado.

Um produto exclusivo para empresas

Não há grandes burocracias monetárias no processo. Uma determinada instituição realiza uma promoção comercial adquirindo títulos de capitalização, que ficam em seu nome. Vale enfatizar que essa modalidade é destinada a empresas, não podendo ser utilizada por pessoas físicas.

A empresa interessada no serviço não precisa se preocupar em adquirir e comprovar a posse de bens. Partes burocráticas como prestação de contas com o órgão regulador e a guarda dos documentos dos contemplados são responsabilidade da sociedade de capitalização escolhida.

Fidelizando clientes ou estimulando time de vendas

A partir da compra dos títulos, a instituição cede o direito de participação nos sorteios aos seus clientes ou aos seus funcionários. A escolha entre ambas as opções depende do objetivo: fidelizar clientes ou estimular um grupo de trabalho? Veja qual combina mais com o seu negócio.

Beneficiando e alavancando a empresa, parte do dinheiro utilizado para a compra do título retorna após o fim da vigência. Todo o processo - resgate, sorteios e premiações - é realizado pela sociedade de Capitalização, de maneira transparente e aprovada pela SUSEP

Resgatando valores antes do estipulado

Se você se interessou pela modalidade, é muito importante saber que na Capitalização há prazo de carência para resgates e estão descritos nas Condições Gerais do Título.

Confira o infográfico:

5. INSTRUMENTO DE GARANTIA

Os produtos oferecidos nesta modalidade funcionam como garantias contratuais que podem ser utilizados nos processos de locação de imóveis residenciais ou comerciais, bem como, em contratos privados como operações de crédito, cessão de espaço, locação de máquinas e equipamentos, entre outros.

A modalidade de instrumento de garantia é a segunda mais comercializada dentre as demais do mercado de capitalização, principalmente pela versatilidade dos produtos em atender diversos tipos de garantias exigidas em contratos, gerando segurança a todos os envolvidos na operação.

Um produto moderno e flexível

Este produto oferece facilidade na contratação tanto para clientes pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, pois não possui a necessidade de comprovação de renda ou análise de crédito, nos casos de garantias locatícias substitui a figura do fiador ou caução em dinheiro, já em operações de garantias de contratos privados substitui a cartão fiança ou aplicações financeiras.

Nos contratos de locação de imóveis residenciais e comerciais o título funciona da seguinte forma: o inquilino escolhe um imóvel, negocia um o valor da garantia com o proprietário/imobiliária e adquire um título de capitalização para caucionar o contrato. Em uma eventual inadimplência do inquilino, o proprietário do imóvel poderá resgatar o valor do título.

Além disso, o título pode ser aplicado em diversas modalidades de contratos privados que exigem uma garantia financeira. Para exemplificar, podemos considerar uma operação de crédito em que o cliente precisa apresentar uma garantia financeira e para isso contrata o título de capitalização para a liberação do crédito. Caso haja inadimplência, a instituição financeira tem o direito de resgatar o valor para cobrir os débitos do contrato.

Para a emissão de títulos nesta modalidade, é necessário sempre existir um contrato com a exigência de uma garantia.

Premiação e Resgate

Durante a vigência o titular (inquilino/contratado) participa de sorteios e acessa aos benefícios oferecidos pelas sociedades de capitalização, caso não apresente inadimplência no contrato firmado e ocorra a entrega de chaves do imóvel ou objeto do contrato, poderá resgatar no fim do período até 100% do valor pago inicialmente.

Resgatando valores antes do estipulado

Se você se interessou pela modalidade, é muito importante saber que na Capitalização há prazo de carência para resgates e estão descritos nas Condições Gerais do Título.

Os contratos preveem que o cliente permaneça até o fim da vigência, mas mesmo assim é possível efetuar resgates antes desse prazo, desde que ocorra a extinção da garantia, como por exemplo: entrega de chaves do imóvel ou cumprimento do objeto do contrato, mas há perdas. O cliente que resgata antes não irá ter de volta o valor pago inicialmente, pois não terá tempo hábil para recomposição do seu saldo, para isso será necessário permanecer até o fim de vigência.

Confira o infográfico:

6. POPULAR

A modalidade perfeita e feita pra quem tem sorte, pra quem está num dia bom, com um dinheirinho parado, e quer fazer o dinheiro crescer. É o título de capitalização que tem como caráter primário fornecer participações em sorteios ao comprador do título.

Um produto para todos

Criado para ser acessível a qualquer um - como diz o nome, Popular -, não há grandes mistérios na questão monetária. A modalidade permite que o consumidor adquira um título a partir de 15,00.

O produto tem como prioridade os valores e a quantidade dos prêmios, sendo essa sua principal característica.

Premiação e Resgate

Há títulos tanto de pagamento mensal quanto único. Nessa modalidade, os resgates representarão parte do valor guardado.

Acerca dos de pagamento único, existem planos com prêmios instantâneos a partir do valor do próprio título e até sorteios com valor bem superior, na casa de 1 milhão de reais. Tudo isso dependerá do produto e da associada que o consumidor escolher.

Resgatando valores antes do estipulado

Se você se interessou pela modalidade, é muito importante saber que na Capitalização há prazo de carência para resgates e estão descritos nas Condições Gerais do Título.

Os contratos preveem que o cliente permaneça até o fim da vigência, mas mesmo assim é possível efetuar resgates antes desse prazo, mas há perdas.

Confira o infográfico: