O que é Capitalização

Os títulos de capitalização surgiram na França há mais de 150 anos. Os associados de uma cooperativa de mineradores depositavam mensalmente valores com vistas à formação de um capital e tinham a garantia de resgatar as contribuições ao final do prazo estabelecido ou antecipadamente por sorteio.

No Brasil, desde a década de 30, os títulos têm atendido determinados anseios da população brasileira. Inicialmente, os títulos de capitalização foram concebidos exclusivamente como uma ferramenta destinada a estimular o hábito de poupar, tendo como incentivo a participação em sorteios realizados durante a vigência do plano.

Os títulos de capitalização, por meio das seis modalidades ofertadas no mercado, constituem soluções capazes de atender a perfis variados de consumidores, combinando soluções de negócios com sorteios e podem ser adquiridos à vista (pagamento único) ou à prazo (pagamento mensal).

Parte de cada valor pago destina-se aos sorteios e parte destina-se à constituição de um capital para resgate, dentro de prazos pré-determinados.

Os percentuais destinados ao sorteio e ao resgate variam de plano para plano, em função de seus objetivos. É assim que determinados planos dão mais ênfase para o sorteio, enquanto outros, sem abrir mão da premiação, buscam a constituição de uma maior reserva.

Existem as seguintes modalidades de produtos:

TRADICIONAL  
Permite ao cliente a acumulação de uma reserva por meio de pagamentos mensais ou únicos, devolvendo 100% do valor acumulado ao fim do prazo. Durante o período, desde que esteja com as mensalidades em dia, o cliente concorre a sorteios em dinheiro.

POPULAR  
Modalidade de produto cujo foco principal é a participação em sorteios, sem a obrigatoriedade da devolução integral dos valores pagos pelo cliente.

INCENTIVO  
Solução sob encomenda para empresas de diversos segmentos, que permite a aquisição de séries inteiras de títulos e a utilização de sorteios para atrair, conquistar ou fidelizar clientes em ações promocionais.

COMPRA PROGRAMADA  
Acumulação mensal vinculada à aquisição de bens duráveis com sorteio de prêmios.

INSTRUMENTO DE GARANTIA  
Funciona como garantia para contratos de qualquer natureza, incluindo empréstimos e aluguel de imóveis, por exemplo.

FILANTROPIA PREMIÁVEL  
Produto por meio do qual o consumidor cede o direito de resgate da sua reserva para uma instituição filantrópica previamente credenciada pelas empresas de capitalização.

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O livro "A Capitalização na Agenda Econômica e Social Brasileira" destaca o crescimento do segmento, as oportunidades trazidas pelas soluções de negócios com sorteios e os benefícios socioeconômicos daí decorrentes.