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A (boa) sensação do dever cumprido

Confira o artigo do Diretor-Executivo da FenaCap, Carlos Alberto Corrêa

02 de Outubro de 2020 - Artigos

No dia 18 de setembro, a Federação Nacional de Capitalização – FenaCap – realizou  o último sorteio em substituição a extrações da Loteria Federal, referência para premiação dos títulos de capitalização. Os sorteios itinerantes da modalidade, feitos em locais públicos com grande afluxo de pessoas, foram suspensos pela Caixa Econômica Federal em março, a fim de conter o avanço do novo coronavírus.

Desde então,  a FenaCap operacionalizou 41 sorteios substitutos – o primeiro deles ocorreu em 26 de março – assegurando que não houvesse, por um dia sequer, a interrupção das premiações a clientes de títulos de capitalização. Os resultados apurados foram, inclusive, utilizados por outros segmentos, como o de Consórcios.

A conduta reforça a importância econômica e social do segmento, no momento em que tantos brasileiros se encontram em situação de vulnerabilidade. Para se ter uma ideia do que isso representa em movimentação de recursos, de janeiro a julho de 2020 o mercado de capitalização distribuiu R$  565,3 milhões em prêmios a clientes de todo o país, o equivalente ao pagamento de R$ 3,8 milhões em prêmios por dia útil.

Somados aos valores pagos em resgates finais e antecipados de títulos de capitalização, que alcançaram R$ 10,5 bilhões no período,  chegamos a uma injeção de recursos superior a R$ 11 bilhões na economia. Isso reforça a importância econômica e social do segmento, no momento em que tantos brasileiros se encontram em situação de vulnerabilidade.

Ao longo desses meses em que respondeu pelos sorteios substitutos, a FenaCap contou com o inestimável apoio logístico da Caixa Seguradora, em Brasília, e os serviços de dois auditores externos da Ernst Young.  Para dar ainda mais transparência e visibilidade ao processo, os vídeos dos sorteios, assim como seus resultados, puderam ser conferidos pelos consumidores no perfil da FenaCap no Facebook e no canal da Federação no YouTube. Dever cumprido!  

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