O primeiro trimestre de 2022, que teve crescimento de 15,91% do mercado de títulos de Capitalização, tem outros pontos a serem observados e comemorados.
Injeção financeira para o país
O aumento dos recursos pagos em resgates e sorteios teve um relevante incremento, injetando na economia R$ 5 bilhões (+3,4%) relativos aos resgates e R$ 347 milhões (+6,8%) de sorteios.
Esses montantes resgatados ou sorteados são, na prática, dinheiro que passa a circular na mão das pessoas e ajudam a fomentar a economia do Brasil.
Capitalização e Filantropia
Os títulos tradicionais de Capitalização continuam liderando as vendas, seguidos pela modalidade de Filantropia Premiável, Instrumento de Garantia, Incentivo, Popular e Compra Programada. Mas o destaque tem sido as modalidades trazidas a partir do novo marco regulatório de 2018.
Neste cenário, os títulos de Filantropia Premiável – em que o consumidor cede o direito do resgate de sua reserva para uma instituição previamente credenciada pelas empresas de Capitalização, permanecendo com o direito de concorrer a prêmios – apresentou a melhor performance: cresceu 24,5% sobre igual trimestre de 2021, com receita de R$ 750 milhões.
A modalidade, que recentemente teve as regras aprovadas pelo Congresso e sancionadas pela Presidência da República (por meio da Lei 14.332), direcionou um volume de recursos de R$ 383 milhões às organizações filantrópicas no primeiro trimestre de 2022.
Para Marcelo Farinha, aprimorar os mecanismos de relacionamento com o consumidor e oferecer soluções mais ágeis e completas serão determinantes para a sustentabilidade do mercado em níveis positivos de crescimento. “Nossa aposta é estimular um ambiente de inovação e geração de negócios, valorizando ainda mais o papel resiliente e fundamental do nosso setor para a disciplina financeira. É preciso reforçar a Capitalização como segmento que promove negócios com aspecto lúdico dos sorteios. Contamos, assim, com o apoio das 16 associadas, que é vital nesta jornada de compreensão das necessidades das pessoas”, finaliza.