O presidente da Comissão de Produtos e Coordenação da FenaCap, Natanael de Castro, é o entrevistado da coluna Capitalizando e esclarece como funciona a comercialização dos Títulos de Capitalização.
1) Onde são vendidos os títulos de Capitalização?
Os produtos podem ser adquiridos em instituições bancárias, casas lotéricas, call centers ou através de vendas online nos sites e aplicativos das empresas.
2) Quais são os documentos necessários para adquirir um título de Capitalização?
O título de capitalização é um produto de simples contratação, que dispensa burocracia na aquisição. Não é necessária a apresentação de documentos e comprovantes. Qualquer pessoa, maior de 16 anos, pode adquirir um título de capitalização. Para os clientes que possuem conta bancária, a aquisição pode ser feita por débito direto em conta corrente.
3) Como escolher um título de capitalização?
O cliente deve definir previamente qual o seu objetivo. As sociedades de capitalização oferecem soluções que atendem várias necessidades dos consumidores. Entre os produtos: o Instrumento de garantia; que substitui o fiador nas transações de alugueis para imóveis residenciais e comerciais e pode servir de garantia para empréstimos, por exemplo. o Filantropia Premiável, é voltado para quem quer contribuir para algum projeto social e concorrer a prêmios. Os produtos de Incentivo, quando atrelados à estratégia de marketing das empresas incrementam vendas, por meio da cessão do direito de sorteios aos clientes; temos ainda os títulos das modalidade Tradicional, que estimulam o cliente a acumular recursos para realizar planos futuros; e os da modalidade Popular, com valor acessível, que permitem a participação de sorteios de prêmios em dinheiro, com direito ao resgate de até 50% do valor pago .