Voltar ao topo

Marcelo Farinha é reconduzido à Presidência da FenaCap

Confira o discurso proferido durante a cerimônia de posse, realizada em 26 de abril, em São Paulo

27 de Abril de 2022 - Eventos

Senhoras e Senhores, muito boa noite!

Excelentíssimo Ministro Paulo César, em seu nome cumprimento toda a mesa.

Muito nos honra e envaidece estar aqui hoje representando nossas 16 associadas. Na Federação somos 13 dirigentes eleitos, 4 presidentes de comissões temáticas e 6 funcionários de quadro próprio a quem muito agradeço.

Ao Saudar todos os presentes, quero enaltecer a importância do sistema federativo e confederativo de representação desta indústria, que é uma segunda camada de proteção da sociedade.

Isso mesmo. No caso da capitalização, os números falam por si: no biênio de 2020/2021 nosso mercado injetou na economia mais de R$ 40 bilhões entre resgates e premiações de sorteios. Se considerarmos a última década, Senadora Daniella, esse volume atinge cerca de R$ 187 bilhões.

Quero dar as boas-vindas aos que chegam, Roberto, Dyogo, Edson Franco e Manoel Peres, com os votos de uma gestão bem sucedida;

Parabenizar o amigo Antônio Trindade pela reeleição

 e reconhecer o grande trabalho dos que se despedem, meus companheiros de Federação, João Alceu e Nasser, a quem agradeço pelo companheirismo. A vocês minha admiração.

Reverencio de forma particular o Márcio, cujo papel desenvolvido à frente da CNSeg foi de capital importância para o engrandecimento do mercado.  Márcio, você que prometeu não chorar, deixa não só uma marca de trabalho, mas um importante legado à nossa indústria após duas gestões consecutivas à frente da Confederação.

Saúdo também a nova administração da Susep, aqui representada pelo Sr. Alexandre Camilo. Que sua gestão represente um tempo de diálogo e construção.

Sabe, muitas vezes somos compelidos a usar nossas canetas para registrar um “não”. A diferença é que alguns de nós, o fazemos desejando muito acenar com um “sim”. E isso muda tudo...

Acredito, pois, que nos ocuparemos, deputado Lucas, de construir mais pontes do que muros, afinal, os interesses do regulador e da indústria são os mesmos: fortalecer o mercado, aprimorar as boas práticas e robustecer o sistema.

Fortalecer o mercado, é, Deputado Hugo, exatamente o que vimos fazendo, sobretudo nestes dois últimos anos em que nos deparamos com crise de proporções até então inimagináveis.

Em 2019, vínhamos deixando para traz um período de crise, exibindo crescimento de quase 14% no faturamento, Presidente Dyogo, quando o mundo todo foi surpreendido por essa nova e severa realidade: o vírus e seus já conhecidos impactos.

Trabalhamos muito neste biênio – Presidente Roberto   – seguindo o mantra do homem do campo, que sabe que pode plantar e não colher, mas com certeza não colherá caso não plante.

 Tratamos de plantar nesses dias turbulentos as bases do amanhã, com revisão dos processos, aprimoramento das relações com clientes  e  valorização de um dos suportes de nosso sucesso, os nossos parceiros na distribuição, Armando.

Enfim, transformar ameaças em oportunidades, Ministro, não é novidade para a capitalização, que nasceu em meio à grande crise de 1929 e que em setembro completa 93 anos. Isso mesmo. Falamos aqui de uma quase centenária senhora que já enfrentou e superou inúmeros desafios.

Mas esta senhora não caminha sozinha. Segue bem acompanhada pela FenaCap, esta jovem aquariana, que em 07 de fevereiro completou seus quinze anos.

Jovem, mas ao mesmo tempo madura, a FenaCap lidera o movimento de fortalecimento do setor e de disseminação da capitalização na sociedade, preparando o terreno para um ciclo de crescimento consistente a partir deste ano. Este é o seu compromisso.

A Fenacap foi intensa na defesa dos interesses de suas associadas, tanto no campo regulatório, quanto legislativo.

Foi nesta gestão, caríssimos Edson, Manoel e Trindade, que conquistamos assentos na comissão de ética da CNseg e no CRSNSP, em claro aumento da representatividade do setor.

Trabalho duro, mas recompensador. Seguimos semeando hoje a boa colheita do amanhã.

Gostaria de finalizar com as palavras de Madre Teresa de Calcutá:

“Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo.

Se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo. Não viva de fotografias amareladas...

Não deixe que enferruje o ferro que existe em você.

Faça com que em vez de pena, tenham respeito por você.

Quando não conseguir correr através dos anos, trote.

Quando não conseguir trotar, caminhe.

Quando não conseguir caminhar, use uma bengala. Mas nunca se detenha.”

Essa pílula de sabedoria, senhoras e senhores, diz muito a respeito do espírito de nossa indústria.

Muito obrigado!

CONTEÚDOS RELACIONADOS

© Copyright - CNseg

© Copyright - FenSeg

© Copyright - FenaPrevi

© Copyright - FenaSaúde

© Copyright - FenaCap

© Copyright - Educação em Seguros

© Copyright - Poder Público