Periodicamente a Federação Nacional de Capitalização (FenaCap) realiza o levantamento das reclamações dos clientes de capitalização nos sites Reclame Aqui, Consumidor.Gov e no portal da Superintendência de Seguros Privados (Susep).
A análise das queixas no Reclame Aqui sobre Títulos de Capitalização no ano de 2018 mostrou que cerca de 46% estão relacionadas a resgates dos Títulos de Capitalização, com questionamentos sobre o valor do desconto nos casos de retiradas antes do fim do prazo de vigência, bem como discordância sobre o valor devolvido. A cobrança indevida também é um motivo de queixa, cerca de 15% dos clientes alegam não ter contratado o produto cujo valor está sendo debitado em conta. Outra fonte de reclamação, são problemas com a venda casada, cerca de 12% dos clientes alegam que os bancos fazem a venda de um ou mais produto, muitas vezes sem consentimento do cliente.
- O site não abre o tipo de reclamação, apenas as empresas e o número de queixas por empresa e o tempo que as mesmas levaram para atender a demanda.
- As reclamações em relação aos Títulos de Capitalização são reveladas no item: Corretoras de seguros, sociedades de capitalização e Previdência. Dessa forma, na matéria, estão indicadas apenas as empresas que conseguimos identificar como sendo exclusivamente de capitalização, mas pode haver mais reclamações em seguradoras.
- Nesse levantamento não foram encontradas as empresas: Aplicap Capitalização, Aplub Capitalização, Invest Capitalização, Liderança Capitalização, Porto Seguro Capitalização, Santander Capitalização, Sul América Capitalização – SULACAP.
- As reclamações são referentes a todo o ano de 2018.
Fonte: consumidor.gov
Fonte: Sistema de Reclamações da SUSEP