Entender que somos parte da mudança despertou na sociedade um maior interesse filantrópico no último ano. Estamos mais sensíveis às causas sociais, impactos socioculturais e o legado que deixamos para gerações futuras.
A maior conscientização do coletivo fez com que surgisse uma nova data no calendário dos brasileiros: o Dia de Doar, comemorado no dia 29 de novembro.
De janeiro a setembro de 2022, os Títulos de Capitalização que apoiam entidades filantrópicas cresceram 16.3% em comparação ao ano passado, garantindo R$1.1 bilhão em recursos destinados a organizações que suportam diversas causas.
A modalidade Filantropia Premiável permite ao adquirente do título transferir seu direito ao resgate para uma instituição de assistência social, com possibilidade de participar de sorteios. A regulamentação da modalidade, em 2019, trouxe mais segurança jurídica às empresas e mais transparência. Hoje cerca de 6.200 instituições estão aptas a receber recursos da Capitalização, de acordo com a Associação Brasileira de Captadores de Recursos.
“A Filantropia Premiável contribui para a manutenção de centenas de projetos assistenciais em todo o país. A modalidade também traz soluções e produtos mais aderentes a esse consumidor sensível às causas sociais. Isso vai ao encontro da filosofia da Federação e de suas 17 filiadas, de apresentar soluções baseadas em práticas de sustentabilidade e ESG”, explica Denis Morais, presidente da FenaCap.